CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

EFEMÉRIDES DO MÊS DE JUNHO

  • 05 - Dia nacional da Dinamarca: celebração da constituição de 1953.
     
  • 06 - Dia nacional da Suécia: celebração da subida ao trono, em 1523, de Gustavo I Vasa.
     
  • 06, 1808 - Dá-se no Porto a primeira tentativa de revolta contra os invasores franceses.
     
  • 07, 1494 – Conclusão do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e a Espanha, por intervenção da arbitragem da Santa Fé quanto à posse das novas terras conquistadas.

    Tratado de Tordesilhas
    Foto da primeira página do Tratado de Tordesilhas.
     

  • 08, 1663 – Batalha do Ameixial, que foi das mais decisivas da Guerra da Restauração.
     
  • 10 - Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas: morre em Lisboa o grande poeta português da Renascença Luís de Camões, imortal autor da célebre epopeia Os Lusíadas. Além de grande poeta, Camões foi ainda um valoroso soldado, combatendo em Ceuta, na Índia e em Macau.

    Túmulo de Luís de Camões no Mosteiro dos Jerónimos
    Túmulo de Luís de Camões no Mosteiro dos Jerónimos.
     

  • 13, 1232 - Dia de Santo António de Lisboa: Santo António de Lisboa morre em Arcelo, perto de Pádua. Nascido em Lisboa a 15 de Agosto de 1195, numa casa que existiu outrora onde se situa hoje a igreja que tem o seu nome, o nosso Santo António de Lisboa - cujo verdadeiro nome era Fernando de Bolhões - foi canonizado a 30 de Maio de 1233 e proclamado Doutor da Igreja em 1946. Foi o primeiro missionário e também seguramente o primeiro emigrante português. Santo António é o santo padroeiro de Lisboa e de outras cidades e vilas de Portugal onde a sua celebração se transformou em festa popular. É igualmente festejado e venerado em Itália, sobretudo na região de Pádua, onde morreu. Devido ao facto de Santo António ter nascido no Dia de Nossa Senhora da Assunção, é o único santo iconograficamente representado com o Menino Jesus ao colo, privilégio que partilha com a Virgem Maria que se celebra também nesse dia.

    Santo António de Lisboa com o Menino Jesus
    Santo António de Lisboa com o Menino Jesus.
     

  • 17 - Dia nacional da Islândia: celebração da proclamação da república em 1944.
     
  • 17 - Dia nacional da Alemanha: dia chamado da unificação alemã, comemorando as manifestações operárias de Berlim-Leste em 1953.
     
  • 17, 1665 - Batalha de Montes Claros: O rei de Castela, ao tomar conhecimento de mais esta vitória portuguesa, exclamou resignado: “Seja feita a vonta de de Deus.” Assim se foi consolidando pouco a pouco a nossa independência.
     
  • 17, 1922 - Primeira Travessia aérea do Atlântico (Sul): O almirante Gago Coutinho e o capitão-de-fragata Sacadura Cabral chegam ao Rio de Janeiro a bordo do seu hidroavião Fairey, após um total de mais ou menos 62 horas de voo e 8283 km, repartidos em três escalas. Uma viagem inédita e que provou a eficácia dos instrumentos de navegação e dos novos métodos inventados pelos aviadores portugueses: um astrolábio de precisão, baseado no sextante marítimo, que permitia determinar a altura dos astros a qualquer altitude e sem os erros grosseiros até aí encontrados; e o Corrector de Direcção Coutinho-Sacadura, pequeno dispositivo para calcular a direccção e a força do vento. Para ler mais sobre a Primeira Travessia aérea do Atlântico (Sul).

    1922, Primeira Travessia aérea do Atlântico
    Foto gentilmente cedida pela Força Aérea Portuguesa.
    Poderá ver o hidroavião original em Lisboa, no Museu da Marinha.

     

  • 18, 1815 - Batalha de Waterloo: Napoleão chega com as suas tropas a Charleroi, na Bélgica, a 15 de Junho. Três dias mais tarde, a 18, as tropas francesas atacam, em direção de Mount-Saint-Jean, os soldados da coligação e, pelas 18 horas desse mesmo dia, o Marechal do Império Ney consegue tomar posse da quinta de Haie-Sainte. Todavia, às 20h 30, o exército inglês comandado pelo Duque de Wellington desce o planalto que domina a aldeia de Waterloo e avança sobre as forças francesas. É a derrota total do exército de Napoleão. Este será exilado em Santa-Helena, onde morrerá a 15 de Maio de 1821.

    Wellington em Waterloo, pintura
    Wellington na Batalha de Waterloo, pintura
     

  • 21, 1813 - Batalha da Vitória (Espanha), que decidiu da situação dos Franceses no país vizinho pois, após ela, os reveses foram ininterruptos. As tropas portuguesas tiveram uma actuação de tal forma valorosa que, por decreto do príncipe regente, os regimentos que nela estiveram passaram a ostentar nas suas bandeiras a seguinte inscrição em letras de ouro: “Julgarei qual é mais excelente – se ser do mundo rei se de tal gente.”.
     
  • 23 - Solstício de Verão.
     
  • 23 - Dia nacional do Luxemburgo: dia de aniversário do Grão-Duque Jean, pai do actual grão-duque.
     
  • 24 - Dia nacional da Espanha: dia de São João, patrono do rei.
     
  • 24, 1128 - Batalha de S. Mamede: Tem lugar em S. Mamede, perto de Guimarães, o encontro travado entre as facções dos barões portucalenses fiéis a D. Teresa e aqueles que apoiavam o jovem Afonso Henriques. A luta foi favorável a este último, e esta data é apontada por muitos historiadores como a da fundação de facto do Reino de Portugal.
     
  • 24, 1910 - Ataque aos morros do Pocolo (Angola), levado a efeito por João de Almeida, que garantiu a ocupação do território dos Gambos.
     
  • 25 - Dia nacional de Moçambique: aniversário da independência, em 1975, desta antiga colónia portuguesa de África.
     
  • 25, 1578 - Partida da expedição de D. Sebastião para Marrocos.
     
  • 28, 1914 - Assassinato do arquiduque Francisco-Fernando da Áustria: é assassinado em Sarajevo, por um estudante bosníaco, o arquiduque herdeiro Francisco-Fernando da Áustria. Este acto, revelador do estado de tensão que se vivia nesta parte da Europa, deu origem a que a Áustria-Hungria declarasse guerra à Sérbia um mês mais tarde, o que deu início à I Guerra Mundial.
     
  • 29 - Dia de São Pedro.

Uma efeméride importante na nossa vida é a do dia em que nascemos.
Gostaria de saber quanto tempo já passou desde esse dia?
Divirta-se a calcular
 

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.