CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

EFEMÉRIDES DO MÊS DE JANEIRO

  • 01, 38 A.C. - Início da era de César (ano 716 da fundação de Roma), mencionada nos documentos mais antigos como sub era ou in era.
     
  • 01 - Dia de São Basílio: São Basílio nasceu por volta de 329 na Capadócia e morreu a 1 de Janeiro de 379. Além de bispo da Cesareia, a partir de 370, São Basílio foi também homem de letras: são cerca de 400 os poemas que escreveu. Este santo é o Pai Natal grego, a que se chama "Agios Vassilis"; distribui os presentes no dia 1 de Janeiro. Na Grécia, as crianças celebram o Ano Novo indo de porta em porta e entoando canções ao santo.
     
  • 06 - Dia de Reis: Segundo o Evangelo de São Mateus, os três Reis Magos seguiram uma grande estrela muito brilhante que os conduziu até Belém da Judeia, onde se encontrava Maria e José e o Menino Jesus. Os três Magos presentearam então o Menino com as suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Em alguns países, como a Espanha, por exemplo, o verdadeiro dia de distribuição dos presentes de Natal é o Dia de Reis. Por outro lado, em muitos países, celebra-se este dia comendo um bolo especial - que todavia se come igualmente durante toda a quadra do Natal. Em Portugal esse bolo chama-se Bolo-Rei.
    Nota: O bolo-rei está associado aos três reis Magos que levaram oferendas ao Menino Jesus quando Ele nasceu. Por isso, tem a forma de uma coroa e é enfeitado com frutos secos e cristalizados de várias cores que significam as pedras preciosas que adornam as coroas dos reis. Dentro do bolo, coloca-se um presentinho (que simboliza o presente dos reis Magos ao Menino) e uma fava: segundo a tradição, aquele a quem sair a fava deve ser a pessoa que compra e oferece o bolo no ano seguinte, ou na próxima festa dentro da quadra do Natal.
  • 07, 1355 - Inês de Castro, o grande amor do Príncipe Pedro de Portugal, é assassinada em Coimbra por três nobres portugueses com a concordância do rei Afonso IV. Depois de subir ao trono, Dom Pedro declarou ter casado secretamente com Inês e ordenou a construção de dois magníficos túmulos no Mosteiro de Alcobaça, para um dos quais foram trasladados com honras reais os restos mortais de Inês. O outro túmulo era destinado a Dom Pedro e aí jazem os dois amantes lado a lado para a eternidade. Ler mais sobre Pedro e Inês.

    Túmulo de Inês em Alcobaça
    Túmulo de Inês em Alcobaça

     

    Túmulo de Pedro em Alcobaça
    Túmulo de Pedro em Alcobaça

    Esta história de amor tem sido o tema de obras literárias como "A Castro", do escritor português António Ferreira, "La Reine Morte" do escritor francês Henri Millon de Montherlant, "Inez de Castro" de Victor Hugo, ou ainda "Reinar depois de morta", de Luis Vélez de Guevara; também de obras cinematográficas. Em 1996, o escocês James MacMillan, um dos maiores compositores britânicos da actualidade, escolheu-a para tema da sua primeira grande ópera. Mais recentemente, em 2005, o escritor francês Gilbert Sinoué inspirou-se igualmente nesta eterna história de amor para escrever o livro "La Reine crucifiée".

  • 11, 1890 - Ultimato britânico a Portugal que teve como causa próxima um incidente junto ao lago Niassa (Moçambique), no decorrer de uma expedição de Serpa Pinto. Os Ingleses reinvindicavam a posse de territórios ocupados pelos Portugueses, impondo a retirada imediata. As exigências foram apoiadas pela força – navios de guerra ingleses tomaram posições a norte de Portugal, prontos a intervir em caso de recusa por parte das autoridades portuguesas. Verifica-se com este incidente e a cedência dos Portugueses perante as exigências inglesas – nossos aliados de há poucos anos antes – o prenúncio de uma decadência que, alguns anos mais tarde, se concretizaria em Portugal e da qual ainda não conseguimos libertar-nos. Os grandes vultos da nossa História pertenciam ao passado, e esse passado glorioso nunca mais foi recuperado.
     
  • 14, 1659 - Batalha das Linhas de Elvas contra o exército espanhol. Nela ficou bem patente a importância da decisão e rapidez do ataque e constituiu uma das páginas mais gloriosas da História das forças militares portuguesas.
     
  • 15, 1929 - Martin Luther King nasce em Atlanta. Lutou pela integração dos americanos de cor negra e ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1964. Foi assassinado em 1968.
     
  • 17, 1472 - Descobrimento da ilha do Príncipe por João de Santarém e Pedro Escobar.
     
  • 20, 1505 - Festa das Fogaceiras de Santa Maria da Feira: Ainda dentro de um registo histórico, a Festa das Fogaceiras de Santa Maria da Feira realiza-se anualmente no dia 20 de Janeiro, Dia de São Sebastião e feriado municipal. Esta festa remonta a 1505, e resulta de uma promessa feita ao santo pelos Condes do Castelo e da Feira se livrasse os Feirenses da peste. O “voto” da promessa seria uma “fogaça”, bolo cujo formato foi inspirado nas quatro torres do castelo. A tradição exige que, no decorrer desta festa, as meninas fogaceiras, vindas de todo o Concelho de Santa Maria da Feira, desfilem no Cortejo cívico e na Procissão, vestidas de branco, com faixas à cinta de variadas cores, levando à cabeça uma fogaça. As fogaças são enfeitadas com pequenas bandeirolas de papel metalizado. Para ler mais sobre a Festa da Fogaceira e a receita da fogaça.

    Festa das Fogaceiras
     
  • 25, 1871 - O Império Germânico (25 Estados) é proclamado em Versalhes a favor de Guilherme I da Prússia.
     
  • 27, 1654 - A ocupação do Brasil pelos Holandeses, verificada durante o domínio filipino em Portugal, cessa definitivamente após brilhantes vitórias das tropas luso-brasileiras que se seguiram à Restauração da Independência.
     
  • 27, 1756 - Wolfgang Amadeus Mozart nasce em Salzburg. Aos cinco anos de idade, já era conhecido no mundo inteiro devido ao seu enorme talento artístico. Na sua primeira viagem visitou Viena, onde fez as deliícias dos príncipes e princesas da época, e as suas posteriores peregrinações através da Europa levaram-no de Inglaterra à Alemanha, através de cidades como Bruxelas, Haia, Amesterdão, Genebra, Lyon, Munique, Francoforte (Meno), Praga e outras. Foi conquistado pelo charme de Londres, onde permaneceu durante quinze meses, e pela Itália, onde tomou contacto com os "castrati". Em contrapartida, nunca gostou de Paris. Morreu em Viena em 1791.

    Festa das Fogaceiras
     

  • 30, 1502 - Vasco da Gama parte para a sua segunda viagem à Índia. A experiência visava castigar o samorim de Calecut, exigindo a expulsão das famílias mouras da cidade, e construir uma fortaleza em Cochim.
     
  • 31, 1506 - Batalha naval de Cananor (Índia). A armada, comandada pelo vice-rei, D. Francisco de Almeida, saíu de Cochim e teve de se bater com a armada do samorim que, muito embora fosse numericamente superior, foi completamente desbaratada.
     
  • 31, 1530 - Tomada de Damão (Índia) por por António da Silveira.
     

Uma efeméride importante na nossa vida é a do dia em que nascemos.
Gostaria de saber quanto tempo já passou desde esse dia?
Divirta-se a calcular
 

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.